Espaço de Memória Professor Cresus Vinicius Depes de Gouvêa

FONF e ISNF

Criação da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (FONF)

Nos anos 1960, a Câmara de Vereadores de Nova Friburgo recebeu do então prefeito Dr. Amâncio Mário Azevedo um projeto que previa a criação de três faculdades: Medicina, Odontologia e Engenharia.

Os esforços para tirar do papel as iniciativas lograram êxito com a criação da Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (FONF), que recebeu autorização para seu funcionamento em 20 de março de 1971.

O primeiro diretor da FONF

Desde o início de sua trajetória, já havia uma ligação estreita com a Universidade Federal Fluminense. Miguel Raymundo de Moraes Bittencourt, cirurgião-dentista de ilustre família de Nova Friburgo e professor da UFF, foi convidado pelo prefeito para ser o Coordenador do “Projeto da Faculdade de Odontologia” para sua montagem e organização. O Professor Miguel Bittencourt, entusiasmado, convidou vários professores, colegas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, para auxiliá-lo.

Aos domingos, se reuniam em Nova Friburgo para montar toda a estrutura da Faculdade, a fim de cumprir às exigências legais para conseguir a autorização oficial do seu funcionamento.

Encaminhado o pedido ao Conselho Estadual de Educação, representantes da sociedade friburguense, entusiasmados com o projeto, se empenharam também para conseguir a esperada autorização.

No dia 20 de março de 1971, a faculdade recebia a autorização oficial. O Professor Miguel Bittencourt foi nomeado Diretor pelo órgão mantenedor, a Fundação Educacional e Cultural de Nova Friburgo, órgão responsável por todo o ensino Municipal.

A Autarquia Municipal de Ensino Superior (AMES)

A entidade mantenedora publicou o edital do primeiro vestibular, no qual 158 candidatos se inscreveram, sendo 64 selecionados para comporem a primeira turma. Após dois anos de funcionamento, foi criada a Autarquia Municipal de Ensino Superior (AMES), por meio da deliberação 1174/73 da Câmara Municipal. A partir daí, foram reunidos os esforços de professores da faculdade com a autarquia para buscar o reconhecimento da Faculdade no Conselho Federal de Educação, fato ocorrido em 3 de novembro de 1975, pelo parecer 4.460 e do decreto presidencial no 76.857, de 17 de dezembro do mesmo ano, quando a faculdade foi reconhecida.

Até o início dos anos 2000, a FONF foi mantida pela AMES. Em 2007, as negociações entre a Prefeitura de Nova Friburgo e a UFF lograram sucesso, e a AMES foi extinta, passando a FONF aos domínios da Universidade Federal Fluminense.

O Polo Universitário

O Polo Universitário de Nova Friburgo foi criado em 2007 – dentro das inovações propostas pelo Programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni) – e, em 2013, foi transformado em Campus Universitário. No entanto, as negociações em torno da incorporação da antiga FONF pela UFF desenrolavam-se desde 2005 quando foram iniciadas as negociações, os estudos e organizado um grupo de trabalho para elaborar um anteprojeto que fosse apreciado pelos Conselhos Superiores da universidade.

Inicialmente, o polo contava apenas com o curso de Odontologia. Segundo informa o professor Amauri Favieri, a UFF tinha o compromisso de implementar outros quatro cursos até 2016. Até o presente, já foram criados mais dois: Biomedicina e Fonoaudiologia (iniciados em 2010), e está previsto o estabelecimento dos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Curso de Odontologia

O curso de Odontologia busca atender às diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC em 2002 e propõe não só a formação de um cirurgião-dentista, mas visa igualmente formar um cidadão com espírito crítico e que possa exercer a promoção da saúde, levando-se em conta não só a cura da doença, mas também a prevenção, atuando de maneira integrada e holística, vendo o ser humano como um todo.

O curso oferece titulação em Cirurgião-Dentista, com duração mínima de dez e máxima de 15 semestres.
Curso de Fonoaudiologia

Já o curso de Fonoaudiologia foi criado em 2010 e formou sua primeira turma em 2014. Segundo a professora Simone Santos Barreto, do Departamento de Fonoaudiologia, o curso busca o desenvolvimento de habilidades e competências na comunicação humana, principal objeto de trabalho do fonoaudiólogo. Oferece titulação em Bacharel em Fonoaudiologia, com duração mínima de oito e máxima de 12 semestres.

A implementação da Clínica-Escola, ocorrida em 2014, possibilitou o oferecimento à população de atendimento terapêutico e a realização de exames audiológicos para a comunidade. Um grande diferencial é a aproximação dos estudantes de graduação dos campos de atuação desde os períodos iniciais do curso.

Curso de Biomedicina

O curso de Biomedicina formou-se a partir da necessidade de profissionais de análise clínica na Região Serrana do Rio de Janeiro. Segundo Helvécio Póvoa, professor do Departamento de Biomedicina da UFF de Nova Friburgo, o curso foi criado para dar ênfase à formação de profissionais especializados em análises clínicas e com o viés em pesquisa biomédica.

Helvécio destaca ainda que seu diferencial encontra-se na formação integral, uma vez que desde os primeiros períodos, os estudantes entram em contato com a parte aplicada das análises clínicas, havendo uma contextualização das matérias básicas e, em seguida, das específicas.

Nos últimos períodos, os estudantes vão para os laboratórios e estagiam na rede pública e/ou privada, conhecendo a realidade das análises clínicas nessas duas redes.

O curso oferece titulação em Bacharel em Biomedicina, em uma das seguintes habilitações: Pesquisa Científica e Análises Clínicas, com duração mínima de oito e máxima de 12 semestres.
Pós-graduação

No âmbito da pós-graduação, o Campus de Nova Friburgo oferece o mestrado em Odontologia desde agosto de 2013. Existem duas áreas de concentração: Clínica Odontológica e Biologia e Patologia Bucodental.

O programa de Mestrado acadêmico da FOUFF/NF tem como um de seus principais objetivos justamente a formação de um mestre, no sentido mais amplo da palavra, ou seja, um profissional capaz de ensinar, orientar e estimular a curiosidade, a vontade de aprender.

A pós-graduação Strictu Sensu, como é da tradição da UFF, visa à formação de pessoal de alto nível para atuar em instituições de pesquisa e/ou ensino superior e em empresas públicas e privadas.

Dentro desta realidade, e acreditando que o processo de aprendizagem é um processo dinâmico, e em constante transformação, o curso de mestrado acadêmico da FOUFF/NF pretende atuar constantemente através de uma interação entre a pós-graduação e a graduação, acreditando que esta interação pode ser extremamente positiva para ambos, seguindo a política de integração proposta pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da UFF, implantado por políticas gerenciadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação desta Universidade.

Pesquisas no campus

A pesquisa no Campus de Nova Friburgo se inicia com entusiasmo. Em pouco menos de dez anos, o campus criou laboratórios internos de Histologia, Biotério e de Cultura de Células, ligados à Microbiologia e Patologia. Além desses, há laboratório de uso comum dos estudantes e professores dos três cursos existentes no campus.

A inauguração do Laboratório Multiúso de Pesquisa Biomédica teve por objetivo dar suporte aos projetos de pesquisa dos estudantes de iniciação científica, aos projetos de fim de curso e às pesquisas de professores do campus.

Atendimento à comunidade

A área extensionista vem sendo expandida em Nova Friburgo. Em 2011, a UFF, por meio de estudantes e professores do campus, prestou assistência às vítimas das tragédias das chuvas daquele verão, arrecadando e distribuindo mantimentos, realizando atividades culturais e assistenciais. Além disso, é importante destacar que a articulação com a comunidade é por meio de palestras e atividades sociopedagógicas desenvolvidas em escolas públicas municipais, atividades que se pretende expandir para toda a rede de ensino, como dosagem de glicose e aferição da pressão arterial, sendo também importante destacar o atendimento odontológico oferecido à população.

Os pacientes são cadastrados entre fevereiro e julho, passam por triagem e são atendidos. O serviço tem grande procura e conta com fila de espera.

Por fim, vale destacar que a expansão do campus e de suas atividades está intimamente ligada à proposta do Reuni, que é a de capacitar o profissional que está no interior.

Fontes: 

•UFF. Curso de Odontologia da UFF de Nova Friburgo.

Projeto pedagógico de curso. Disponível em: http://<http://www. proac.uff.br/odontonovafriburgo/images/stories/projeto_ pedag%F3gico_maio_%202010.pdf>. Acesso em 10/03/2015

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content