Espaço de Memória Professor Cresus Vinicius Depes de Gouvêa

Visita ao Museu Salles Cunha

História do Museu Salles Cunha

No Brasil existem cerca de 20 museus odontológicos. O Museu de Odontologia Salles Cunha nasceu em 22 de dezembro de 1928 na Associação Central Brasileira de Cirurgiões-Dentistas por proposta de seu presidente. Na época recebeu três peças.

O diretor Thales Ribeiro de Magalhães trabalha, desde 1989, na exposição e organização das peças que contam a história da profissão. Entusiasta da História, deparou-se com objetos inusitados, como as escovas de dentes de Rui Barbosa e Benjamin Constant.

O Museu “Salles Cunha” propõe-se a conservar, arquivar, recuperar e expor objetos da profissão, como peças diversas, diplomas, livros, revistas, documentos, fotografias, aparelhos e instrumentos. Apresenta exposição permanente e organiza exposições temporárias.

O acervo do museu

O acervo é composto de cerca de 3.500 peças, dentre as quais destacam-se brocas manuais, o livro Les Aphorismes D’Hippocrate (1660), medalha do Centenário da Inconfidência (1790) com a efígie de Tiradentes, amalgamadores e vidros de material obturador, um conjunto SS White composto de cadeira de ferro com forração de veludo, motor a pedal e escarradeira (datado de 1897), um equipo de Escola Pública (década de 1940) formando um módulo completo de consultório dentário, dentre outros.

O Museu Salles Cunha e a UFF

O Museu Salles Cunha dá apoio às atividades histórico-bibliográficas de Extensão do Departamento de Odontotécnica da Faculdade de Odontologia da UFF.

Seu patrono, Ernesto de M. Salles Cunha, nasceu em 25 de janeiro de 1907 no Rio de Janeiro. Formou-se pelo Curso de Odontologia da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Odontologia da UFRJ, completando 40 anos de magistério na Universidade Federal Fluminense.

Fonte: http://www.ifcs.ufrj.br/humanas/0031.htm